22 de ago. de 2011

PROJETO: ESTUDAR JUNTO É MELHOR...


PÚBLICO ALVO: Alunos dos 5° Ano B - EMEIF “Irma Carrit”.

DURAÇÃO: 01 a 03 de junho de 2011

JUSTIFICATIVA:

Para que se tenham conhecimento adequado dos conteúdos é necessário aprofundamento desses. Sabe-se que uma grande maioria dos estudantes possui dificuldades no que se refere a estudar em grupos, sendo assim é de extrema importância de que esses vivenciem atividades dentro da sala de aula com a finalidade de se estudar em grupos.
A educadora Fernanda Amorim Camargo que ministra aulas no 5° Ano B na EMEIF “Irma Carrit”, a proposta de mudar sua prática de ensino. A mudança seria na aplicação dos conteúdos nas disciplinas de Ciências; História; Geografias contidas no material didático do grupo Positivo, pois os alunos tiveram que estudar ‘sozinhos’, a educadora teve o papel de mediar os educandos que são sujeito do seu próprio saber.

OBJETIVO:

O grande objetivo do trabalho é de auxiliar, mediar os educandos em como estudar em grupo, a fim de despertar discussões, debates, pesquisas, reflexões e senso crítico o que engloba a interdisciplinaridade dos conteúdos de sala da aula.



METODOLOGIA:

Quatro grupos foram formados sendo que cada grupo ficaram responsável por estudar ‘sozinho’ somente o conteúdo de uma disciplina, esse contido no material que já utilizam no dia-a-dia do grupo Positivo. Os grupos foram disponibilizados conforme a descrição a seguir:
  • Grupo 1: Estudaram os conteúdos de ciências, “Sistema Cardiovascular” da apostila Aprende Brasil do grupo Positivo de Ensino, páginas 15 à 23;
  • Grupo 2: Estudaram os conteúdos de ciências, “Sistema Urinário” da apostila Aprende Brasil do grupo Positivo de Ensino, página 25 à 30 ;
  • Grupo 3: Estudaram os conteúdos de história, “Saindo da Terra Natal” da apostila Aprende Brasil do grupo Positivo de Ensino, página 06 à 24;
  • Grupo 4: Estudaram os conteúdos de geografia, “Relevo Brasileiro” da apostila aprende Brasil do grupo Positivo de Ensino, página 06 à 20;
Após os estudos e compreensão dos conteúdos, cada grupo ficaram responsável em criar uma atividade na folha do stencil, passar no mimeógrafo e apresentar o que fora estudados aos demais e ao final desta entregar a atividade elaborada para todos.
GRUPO 1: SISTEMA CARDIOVASCULAR


GRUPO 2: SISTEMA URINÁRIO

GRUPO 3: SAINDO DA TERRA NATAL

GRUPO 4: RELEVO BRASILEIRO

Nenhum comentário:

Postar um comentário